JORNAL

           A sociedade brasileira vem sendo surpreendida com notícias cada vez mais frequentes sobre a prática de “bullying” nas unidades escolares de várias partes do país. Notícias de jornais, relatos de alunos e até imagens na internet mostram uma realidade violenta ocorrida nas escolas públicas e privada.
            Admite-se que os que praticam o BULLYING têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo vir a adaptar, inclusive, atitudes delinquentes ou criminosas. Vale ressaltar que as vítimas, de tais violências, silenciam e isso faz com que o bully (agressor) continue perpetuando maus tratos a seres que apresentam algum tipo de fragilidade, pois não consegue se defender.
            Nessa perspectiva, a preocupação primordial, responsável pela elaboração e aplicação do projeto na Escola Municipal José Basílio da Silva, esteve focada na violência verbal, física, material, psicológica e moral que alguns alunos têm demonstrado através do desrespeito e não aceitação da convivência com as diferenças. Visto que, na instituição de ensino, se pode levantar dados para a constituição de tabelas e gráficos, bem como textos argumentativos suficientes para expor a visão de educandos e educadores na construção de propostas para tentar  solucionar a problemática sociocultural e histórica.