terça-feira, 14 de junho de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A Arte de Produzir Conhecimentos com Contos

 Maria de Jesus F. de Souza[1][1]

Disciplina
Língua Portuguesa

Turma
1º ao 5º ano

Objetivos
  • Avançar no conhecimento da linguagem escrita e do sistema;
  • Aproximar os alunos de autores contemporâneos e clássicos a partir da leitura do Gênero Textual Contos de Fadas.

Conteúdos
  • Leitura;
  • Escrita.

Tempo estimado: 06 aulas

Material necessário:
Contos como Os Três Porquinhos (Christiane Angelotti baseado na obra de Joseph Jacobs), Os Três Porquinhos pelo Walter Disney e o DVD dos Os Três Porquinhos.


Desenvolvimento:
  • 1ª Etapa
Objetivo: Identificar o conhecimento prévio da turma, para poder introduzir o gênero textual Conto.
            O professor ler o conto de fadas de Os Três Porquinhos para os alunos e a partir dele faz um debate referente à interpretação oral do texto e questiona sobre o gênero textual, a fim de identificar o conhecimento epistemológico e cognitivo dos alunos, no que se refere ao gênero do texto.

2ª Etapa
Objetivo: Analisar a linguagem do texto e a sua função.
            Exposição do texto no cartaz ou entrega o texto mimeografado para os alunos. O professor realiza a leitura em voz alta e depois ler junto com os alunos. Em seguida, faz atividades sobre as informações presentes no texto.

3ª Etapa
Objetivo: Assistir ao Filme Os Três Porquinhos para comparar com os textos estudados.

4ª Etapa
Objetivo: Assegurar o acesso a outros textos pertencentes ao mesmo gênero.
            O professor irá levar vários contos de fadas e pedirá para que os alunos façam o mesmo. Dividirá a turma em grupos e pedirá que eles escolham um conto para analisar: a linguagem, a função e a estrutura do texto. Isso será para apresentação na sala de aula.
            Em seguida, aula expositiva sobre as características do gênero textual.
Os contos de fadas são uma variação do conto popular ou fábula. Partilham com estes o fato de serem uma narrativa curta, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Caracteristicamente envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento, e apesar do nome, animais falantes são muito mais comuns neles do que as fadas propriamente ditas. Alguns exemplos: "Rapunzel", "Branca de Neve e os Sete Anões" e "A Bela e a Fera".

5ª Etapa
Objetivo: Produzir um conto, a partir da leitura de imagem. E reescrever os textos que não atenderem as características do Gênero Textual.

6ª Etapa
Dia da Culminância
            Os alunos fazem a seleção dos textos que farão parte da exposição e, também podem utilizar instrumentos musicais para dinamizar o momento de Culminância.  

Produto final: Galeria de Contos e Dramatização

Avaliação:
            Durante todo o projeto, observe se os alunos apresentam preferência por algum conto e/ou autor, se relacionam o que leem com outros contos e se opinam sobre as obras. Na hora da escrita, analise se confrontam as concepções sobre o sistema de escrita e se avançaram em relação à linguagem e composição do Gênero Textual Conto.



[1][1] Supervisora das turmas de série da Escola Municipal José Basílio da Silva em Gameleira-PE. Graduada em Letras e estudante de Especialização em Língua Portuguesa na FAMASUL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário