terça-feira, 6 de setembro de 2011

PROJETO DIDÁTICO: MINHA PÁTRIA QUERIDA - BRASIL

Maria de Jesus F. de Souza 1 [1]

JUSTIFICATIVA

            Na Semana da Pátria se mostra de extrema importância o trabalho pedagógico referente ao sentimento de patriotismo e a valorização dos símbolos do Brasil. Vale ressaltar que toda a escola deve, como forma de respeito, cantar o Hino Nacional, bem como realizar um resgate histórico sobre a significação da data “Sete de Setembro”.
            Além disso, desenvolver atividades de pesquisa sobre a importância do desfile pelas ruas da cidade, que tanto os soldados quanto as escolas fazem.

OBJETIVO GERAL
·         Resgatar o passado histórico da significação do dia “Sete de Setembro”.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Incentivar o amor à pátria;
·         Despertar a razão dos festejos da Semana da Pátria;
·         Reconhecer a Bandeira como Símbolo da Pátria;
·         Pesquisar o fato mais importante da História do Brasil;

CONTEÚDO
Símbolos Nacionais;
Histórico do dia da Independência.

DISCIPLINA
História, Geografia, Artes e Religião.

TURMAS: 3ª e 4ª série
METODOLOGIA

            As aulas durante a Semana da Pátria serão iniciadas a partir do canto em coro do Hino Nacional e/ou Hino da Independência para exaltar a relevância da “Querida Pátria – Brasil”. Além disso, os alunos necessitam fazer trabalhos de pesquisa sobre a data “Sete de Setembro” a fim de realizar um regate histórico e reconhecer a importância desse dia para a nação brasileira.
            Nas atividades em sala de aula, os professores irão apresentar aos alunos a Bandeira do Brasil, o Hino Nacional e da Independência e outros símbolos patrióticos.

CRONOGRAMA

ATIVIDADES
05/09
06/09
08/09
09/09
Apresentação dos Hinos do Brasil e da Independência

x



Pesquisa extraclasse sobre o Histórico do dia “Sete de Setembro”


x


Trabalho em equipe sobre a Bandeira Nacional


x

Exposição das atividades para outras turmas da escola.



x



RECURSOS DIDÁTICOS
·         Internet;
·         Livros;
·         Cds e DVDs;
·         Cartolina, ofício etc;
·         Lápis de cor, hidrocor etc.

DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA
            O professor realiza Roda de debate para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, a cerca do sentimento do patriotismo, e, a partir disso apresenta o Hino Nacional e da Independência. Em seguida, entrega atividade para ser feita em dupla.

2ª ETAPA
            O professor, através de aula expositiva, enfatiza sobre a Importância do dia “Sete de Setembro”. Levando-se em consideração o território brasileiro e pede que os alunos realizem trabalho de pesquisa extraclasse.

3ª ETAPA
            Os alunos irão apresentar, para a sua turma, a pesquisa feita sobre o Dia 7 de Setembro com as intervenções necessárias, feitas pelo professor quanto à religiosidade, presente no culto à natureza, como símbolo patriótico. Depois, em grupo, ilustrarão: a Bandeira e o Hino Nacional.

PRODUTO FINAL: MURAL “MINHA PÁTRIA QUERIDA – BRASIL” para exposição das atividades realizadas durante a semana.

ACESSE:
                                                                        
1 [1] Supervisora Pedagógica das turmas de série.